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As pessoas sempre tiveram o costume de cantar de acordo com seu gênio, a índole do tempo e do seu 7️⃣ povo. No Brasil não foi diferente. Quando em palpite para grêmio e vila nova 1549 aportou ao Brasil seu primeiro bispo, D. Pedro Fernandes Sardinha, 7️⃣ junto dele vieram os padres jesuítas, trazendo as melodias europeias e, em palpite para grêmio e vila nova convívio com os índios, criaram também melodias 7️⃣ novas para as letras de cantos católicos em palpite para grêmio e vila nova língua vernácula (à época, se falava amplamente no Brasil o tupi-guarani), 7️⃣ como auxílio para a fixação de conteúdo das verdades da Fé cristã. Por isso os historiadores concordam que foram as 7️⃣ devoções e as catequeses que levaram os missionários a selecionar os cânticos, em palpite para grêmio e vila nova latim ou em palpite para grêmio e vila nova vulgar, de 7️⃣ modo a servirem, tanto quanto possível, de padrões literário-musicais para amparo e fixação dos conceitos aprendidos no catecismo. Essa música 7️⃣ popular católica, que estava na boca do povo, era chamada de Cânticos Espirituais (e assim continuou conhecida até meados do 7️⃣ século XX) e eram amplamente usados nas funções paralitúrgicas, como os exercícios das Santas Missões, Novenas, Festa do Divino Espírito 7️⃣ Santo, as Romarias, as Práticas Pias do Mês Mariano, Santíssimo Sacramento, mês de Nossa Senhora das Dores, mês de Nossa 7️⃣ Senhora do Rosário, os Atos de reparação nas três Horas de Agonia e Hora da Tristeza, a recitação do Terço, 7️⃣ devoções do Presépio, a Folia de Reis, as Festas juninas, as confraternizações aos santos, as procissões privadas de Penitência ou 7️⃣ de Ação de Graças, antes e após as funções litúrgicas, na catequese, nas Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras, etc.
No entanto, 7️⃣ a partir de 1757, com o Diretório dos Índios, o rei Dom José I, através de Marquês de Pombal, proibiu 7️⃣ o uso e ensino da língua tupi no Brasil e instituiu a Língua portuguesa como única língua do país. Com 7️⃣ isso os Cânticos Espirituais deixaram de ser executados em palpite para grêmio e vila nova tupi e passaram a ser cantados em palpite para grêmio e vila nova língua portuguesa 7️⃣ e espalharam-se, assim, pelos quatros cantos da nação, nas práticas populares do povo católico, enquanto Hinos passaram também a serem 7️⃣ vertidos na língua nacional, para as funções litúrgicas dentro do templo católico. Conforme observa o Historiador Evandro Faustino:
Com o tempo 7️⃣ esse emaranhado de práticas particulares [do povo católico] foi se auto-organizando e salpicando as vastidões [do Brasil] Colônia com um 7️⃣ sem-número de entidades formais como as Irmandades e Confrarias, e um número ainda maior de entidades informais mas muitíssimo atuantes 7️⃣ como Reisados, Festas, Danças e Rezas. Essa “auto-organização” gerou ainda “ministros” que são leigos como os rezadores e os “beatos”, 7️⃣ os benzedores e os eremitas, os festeiros e os cantadores. Edificou santuários, ergueu oratórios, plantou “Santas Cruzes”, construiu capelas, formou 7️⃣ ermidas, criou romarias, congregou multidões. Disseminado pelo território, o Catolicismo Popular se tornou uma vastíssima floresta de devoções, um cipoal 7️⃣ de práticas, um carrascal de normas e costumes não escritos nem codificados. (FAUSTINO, Evandro. O renitente catolicismo popular. Tese (Doutorado 7️⃣ em palpite para grêmio e vila nova História). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996, p. 339)
Ora, todo 7️⃣ este Ethos forjou cantos religiosos que com o tempo foram se acumulando. Com o intuito de compilar esses cânticos, foram 7️⃣ empreendidos vários esforços de edição. Um dos primeiros a correr no Brasil foi os Canticos christãos, ou os hymnos mais 7️⃣ celebres do Officio Ecclesiatico, para uso popular, no ano 1800, trazendo junto uma carta do embaixador do Papa: "O Excellentiſſimo 7️⃣ e Reverendiſſimo Senhor Nuncio Apoſtolico concede cem dias de Indulgencias todas as vezes, que qualquer fiel Chriſtaõ de hum, e 7️⃣ outro ſexo devotamente fizer por eſpaço de hum quarto de hora a recitaçaõ deſtes Canticos Chriſtãos" (O Excelentíssimo e Reverendíssimo 7️⃣ Senhor Núncio Apostólico concede cem dias de Indulgências todas as vezes, que qualquer fiel Cristão de um e outro sexo 7️⃣ devotamente fizer por espaço de quinze minutos a recitação destes Cânticos Cristãos).[2] A versão digitalizada pode ser vista e baixada 7️⃣ no site da Biblioteca Nacional de Portugal.[3] Embora não fosse uma recolha de cantos do povo católico, o objetivo era 7️⃣ contribuir com os cantos já em palpite para grêmio e vila nova usos na língua pátria. Outras coletâneas foram editadas com a finalidade de recolher 7️⃣ os cantos populares. Dentre elas se destaca a chamada Canticos espirituaes colligidos pelos padres da Congregação da Missão Brasileira impressos 7️⃣ com a approvação do Ex.mo Sr. Bispo de Mariana, publicada na década de 1850, um acervo de 261 cânticos com 7️⃣ textos adaptados de variadíssimas fontes mas cuja organização estrófica conserva intacto o prestígio das origens.[4]
Diversas coletâneas de Cânticos Espirituais se 7️⃣ seguiram. Em palpite para grêmio e vila nova 1898 o frei Pedro Sinzig sistematizou e publicou a coletânea Benedicite. Em palpite para grêmio e vila nova 1910, em palpite para grêmio e vila nova colaboração 7️⃣ com o frei Basilio Röwer, editaram o famoso livro de música católica Cecília e depois ainda Hosana!. Outros membros da 7️⃣ Igreja editaram Laudate (1922), Cantate Dominum canticum novum (1926), Cantai e Rezai! (1942), e em palpite para grêmio e vila nova 1923 o padre João 7️⃣ Batista Lehmann editou a mais famosa coleção de todas: a Harpa de Sião. Em palpite para grêmio e vila nova Portugal (e nalgumas partes do 7️⃣ Brasil) correram Lyra Sacra (1905), Coros Religiosos (1910), Cantai ao Senhor (1925) e Jubilate (1939), impressos em palpite para grêmio e vila nova Lisboa; Saltério 7️⃣ Eucarístico (1920), Ecos do Santuário (1931) e Súplicas ao Céu (1940), impressos em palpite para grêmio e vila nova Braga; Cânticos para a bênção do 7️⃣ Santíssimo (1935), Miscelânea Musical Religiosa (1937) e Lírios de Maio (1943), impressos no Porto, gozaram de ampla circulação antes do 7️⃣ Vaticano II. Essas coletâneas estavam espalhadas por todo o Brasil, em palpite para grêmio e vila nova todas as dioceses, paróquias e escolas católicas, e 7️⃣ refletiam toda a alma devota do povo católico que professava palpite para grêmio e vila nova fé através dos Cânticos Espirituais.